quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lotus volta para a F1 em 2010



Escrito por Willian Ceolin 15 de setembro de 2009, 7:50


Lotus, uma das mais expressivas e charmosas equipes da história da Fórmula 1, estará de volta à categoria a partir da próxima temporada.

O time foi premiado com a 13ª vaga deixada pela BMW e poderá alinhar seus dois carros no grid de largada em 2010.

O anúncio surpreendeu a muitos que esperavam pela escolha da Epsilon Euskadi. Porém, os recentes investimentos de um grupo malasiano chamado 1Malaysia F1 Team Sdn Bhd.

Essa empresa chefiada por Tony Fernandes apresentou as melhoras garantias para um futuro longo e promissor na Fórmula 1.

Nome igual, equipe diferente
O nome pode continuar o mesmo, mas essa Lotus de hoje não será a mesma que correu entre o fim dos anos 50 e o início dos anos 90.

Com dirigentes malasianos no comando, essa nova Lotus parece mais uma tentativa de impulsionar os negócios locais.

O Grande Prêmio da Malásia, daqui para a frente, certamente ganhará ares diferentes para os torcedores. Imaginem se a “nova” equipe disputar posições importantes?

Motores Cosworth
Assim como as outras três novas equipes de 2010 (Manor, Campos Meta e USF1), a Lotus também utilizará motores Cosworth em seus carros.

Há algum tempo, gerou-se uma polêmica de que essa seria uma condição imposta pela FIA para a escolha das equipes.

Seja obrigatório ou não, o fato é que as quatro estreantes no grid estarão sob propulsores Cosworth para tentar a sorte na F1.

Uma breve história da Lotus
Fundada em 1952 por Colin Chapman, a Lotus estreou na Fórmula 1 apenas seis anos mais tarde, na temporada 1958.

Com 491 GPs disputados, a equipe conquistou sete títulos mundias de construtores e seis campeonatos de pilotos.

Durante a sua longa história na F1, a Lotus obteve 73 vitórias e fez 107 pole positions. Alguns dos pilotos mais importantes da equipe foram Jim Clark, Graham Hill, Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Ayrton Senna, Ronnie Peterson, Stirling Moss, Nigel Mansell, Nelson Piquet e Mika Hakkinen.

Além disso, outros 121 pilotos estiveram no cockpit da equipe. Ela também conquistou 1.368 pontos na história, esteve no pódio 172 vezes, mas fez apenas 8 “dobradinhas”.

A Lotus havia abandonado a Fórmula 1 em 1994.

14ª vaga?
Com a garantia da Lotus no próximo campeonato mundial, a FIA criou um entrave a compradora da BMW.

Porém, a entidade garantiu que estudará uma brecha no regulamento para a entrada de uma 14ª equipe em 2010.

Se isso acontecer nós teremos 28 pilotos alinhando no grid de largada a partir da próxima temporada. A última vez que isso aconteceu foi justamente em 1994, última temporada da Lotus na F1.

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